Caravana

ARB – Cássio Cunha e Outros

No site da Biblioteca de Ritmos temos algumas ferramentas cruciais de pesquisa. Dicionários, internet é lógico, e livros. Alguns livros são de suma importância. Um deles é o Dicionário de Percussão, de Mario D. Frungillo. Leitura básica para se situar no universo dos instrumentos de percussão. Suas nomenclaturas, origens e variedades. Vale mesmo ter um desses por perto. Além de instrutivo é viciante passear por verbetes de instrumentos dos quais você nunca ouviu falar.

Outro livro obrigatório é o método ARB – Acentos Ritmos Brasileiros, do baterista e professor Cássio Cunha.

Cássio eu conheço há muitos anos. Excelente instrumentista. Metódico e disciplinado, sempre foi um pesquisador da música brasileira e seu método é uma busca constante nas nossas pesquisas. Ali estão, resumidas e condensadas as mais importantes células ritmicas do país. Afoxé, Maracatú, Samba e até Cavalo Marinho. Cássio sempre teve um trabalho sério, como a sua pessoa.

Muito importante esse trabalho de percepção da célula ritmica de uma manifestação. Esse trabalho o método ARB – Acentos Ritmicos Brasileiros consegue realizar com êxito.

Procure ter esses dois livros e, junto com as nossos vídeos e vídeo-aulas, aprenda mais sobre a cultura brasileira.

O trabalho do Cássio você pode acompanhar em www.cassiocunha.com

O Dicionário de Percussão você encontra aqui. (ou em qualquer outro lugar pela internet afora… )

Fica então a dica.

Forte abraço!