Ritmo:

Ciranda

CIRANDA. Veio de Portugal, onde é bailado de adultos. No Brasil, o ritmo é encontrado na região nordestina, dançado de modo mais lento e cadenciado, e nos litorais paulista e fluminense, incluído nos fandangos sapateados e valsados. A Biblioteca de Ritmos filmou o ritmo dançado e cantado de Parati, no litoral do Estado do Rio de Janeiro, e de,Tarituba, ao norte do Estado de São Paulo, ali tocado à moda caiçara. O ritmo é executado pelos músicos, chamados de “cirandeiros”, com o auxílio da viola, do “adufo” – uma espécie de pandeiro artesanal, bumbo, a marcação reforçada com dois pedaços de pau batidos ora como se fossem palmas, ora em cima de uma mesa, além de tamancos, estes empregados pelos músicos de Tarituba.

História - Ciranda

A Ciranda veio da península ibérica, trazida pelos portugueses e espanhóis, herança dos mouros, assim como a zabumba, a rabeca e outros instrumentos.

Características - Ciranda

Ritmo rápido, com ênfase no adufo e nas violas. De herança européia, a Ciranda de Ubatuba e região é bem diferente da Ciranda nordestina.

Dados sobre Ciranda

Os comentários estão encerrados.