Ritmo:

Samba de Lenço

SAMBA DE LENÇO. Ritmo de origem africana, presente no sudeste brasileiro. É uma das manifestações do samba, segundo Câmara Cascudo (Dicionário do Folclore Brasileiro). Caracteriza-se pelo lenço usado como enfeite por homens e mulheres, na devoção a São Benedito. Na dança, os homens enfileiram-se de um lado, as mulheres de outro, passando o lenço para escolher seu par. O enredo das músicas baseia-se em pequenas crônicas de acontecimentos locais. Os instrumentos de percussão utilizados são artesanais, na maioria, como o pandeiro, caixas, bumbo e zabumba, além do chocalho. O documentário desta manifestação cultural foi filmado pela Biblioteca de Ritmos em Mauá, São Paulo, onde os instrumentos utilizados são chocalho, caixas de alfaia, pandeiro e dois zabumbas.

História - Samba de Lenço

O grupo SAMBA LENÇO DE MAUÁ, é um grupo folclórico com mais de 50 anos de atividade é de origem afro vinda das áreas rurais, onde seus componentes dançam em louvor a São Benedito, sendo sua dança a única apresentada no país.

Características - Samba de Lenço

As suas melodias são de fácil entonação e se repetem varias vezes durante sua execução.
As roupas são saias e blusas destinadas as mulheres e calças e camisas aos homens, sendo a cor predominante o vermelho e o branco.
Os seus instrumentos são feitos de madeira e pele animal, sendo os principais:
A Zabumba;
As caixas;
O bumbo;
O chocalho;
O pandeiro.

Informações sobre Samba de Lenço

http://blig.ig.com.br/sambalenco/

Dados sobre Samba de Lenço

Os comentários estão encerrados.